terça-feira, 15 de maio de 2012

               Projeto "Quebrando Pedras e Plantando Flores"

                                                                  ELABORAÇÃO: Rosemary Carvalho / CB PM Santos


 “O segredo é não correr atrás das borboletas...                                                             
 É cuidar do jardim para que elas venham até você”.                                                       
                                                                                            Mário Quintana

Público alvo: alunos e comunidade das escolas públicas atendidas direta ou indiretamente pelo Programa Jovens Construindo a Cidadania

Tempo previsto: projeto do jardim e plantio durante o ano de 2012

Justificativa:

Nos dias atuais, é salutar destacar a importância do equilíbrio ecológico para melhoria e/ou manutenção da qualidade de vida das pessoas, especialmente nos centros urbanos, que carecem de iniciativa neste sentido. Faz-se extremamente necessário buscar a harmoniza cão entre os seres vivos e o meio ambiente. Neste sentido, um jardim torna-se um valioso instrumento de promoção de um ambiente agradável e atrativo para todos, buscando também melhorar os aspectos paisagísticos. Uma agradável opção são os jardins.
Um jardim é um espaço planejado, normalmente ao ar-livre, para a exibição, cultivação e apreciação de plantas, flores e outras formas de natureza. Pode incorporar tanto materiais naturais quanto artificiais. Pode ser feito para fins estéticos, funcionais ou recreacionais, entretanto, todos eles embelezam e contribuem para a melhoria da qualidade do ar. Quebrar pedras  é uma analogia da mudança de postura das pessoas frente ao espaço em que estão inseridos.
Desta forma, estimular os alunos a quebrar pedras e plantar jardins nas escolas é favorecer que os mesmos tenham o seu fazer valorizado, e compreendam que também podem ser construtores da vida, já que o trabalho a ser realizado proporcionará a (re)utilização de recicláveis como matéria prima de embelezamento, propiciando, também, de forma prática, a compreensão do conceito de sustentabilidade como prática fundamental para a preservação das espécies e redução da produção de lixo.

Objetivo Geral

•    Promover o protagonismo juvenil em ações direcionadas com à natureza e melhoria da paisagem,  proporcionando o bem estar e respeito à vida em sua diversidade.

Objetivos Específicos

•    Criar espaços para jardins nas escolas;
•    Estimular a prática da reciclagem, reaproveitamento e transformação de materiais;
•    Propor um modelo de jardim ideal para implantação em pequenos espaços
localizados em escolas;
•    Disponibilizar conhecimentos técnicos para a comunidade escolar para que
possam fazer o próprio jardim.

Metodologia:

Exposição dialogada, oficina de jardinagem, técnicas de compostagem, reciclagem e plantio.
Desenvolvimento:
•    Realização de parcerias que possibilitem a execução do projeto (JEA);
•    Apresentação da proposta para a comunidade escolar;
•    Campanha de arrecadação de OGR para reciclagem e aquisição dos recursos materiais necessários à viabilidade do projeto;
•    Realização de compostagem e campanha para arrecadação das mudas;
•    Orientação sobre os cuidados necessários às plantas (local adequado, com iluminação e ventilação, plantas indicadas ao espaço disponibilizado, etc)
Recursos Materiais:
Pneus, tintas coloridas, adubo, terra, areia, pá, regador, mangueira, luvas...
 

Empreendimento:

Exposição de fotografias de todo o processo, desde a preparação até o plantio das mudas.

Avaliação

Ocorrerá durante todo o processo, buscando melhorar o ambiente da escola com o jardim.

Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jardim
http://omeujardim.com


Anexo

Como plantar um jardim de flores


Quem adora jardinagem, adora um belo jardim de flores – principalmente se for o seu! Quer seja um principiante ou simplesmente pretende retomar a jardinagem depois de uma ausência desta atividade ao ar livre, saiba quais os principais passos a dar para plantar um jardim de flores irresistível
Localização e luz
Antes de plantar um jardim de flores é preciso analisar a sua localização: para principiantes, sugere-se um local plano e com muita exposição solar (no mínimo, meio dia de sol). Em termos de solo, é importante verificar o pH da terra (enquanto algumas flores requerem um solo ácido, outras preferem solo alcalino, mas existem flores que subsistem bem em ambos os tipos de solo); que tipo de nutrientes possui e qual o seu nível de humidade – conhecer as características da terra com a qual vai trabalhar vai facilitar a escolha de flores que são apropriadas para o terreno em questão. Se for a sua primeira experiência em matéria de jardinagem, comece por plantar uma pequena área (cerca de 1m20cm por 3 metros) que é fácil de manter inicialmente e que pode ser aumentada no caso de assim desejar. Certifique-se também que o seu jardim esteja próximo de um ponto de água acessível, para tornar a rega mais prática.

Flores de todas as cores

Escolher flores e plantas para um jardim obedece a vários critérios, a começar pelos dois tipos de flores existentes – anuais (aquelas cuja esperança de vida se esgota num ano) e perianuais (aquelas que sobrevivem ao Inverno e voltam a nascer na Primavera). Para além disso, plantar flores também depende do estilo de jardim que quer conseguir, quais as cores dominantes que pretende ter, qual o orçamento disponível, se quer apostar exclusivamente em flores que requerem pouca manutenção ou não se importa de arriscar com flores que requerem mais cuidados, … Uma análise a todas estas questões vai ajudá-lo a decidir quais as melhores flores para o seu jardim e permitir o sucesso do mesmo nos meses e anos vindouros.

Utensílios práticos

Trabalhar a terra e manter as flores impecáveis num jardim, requer ter as ferramentas certas para a atividade em questão. No que toca à jardinagem, os utensílios necessários para qualquer bom jardineiro passam pelas pás e tesouras, sem esquecer o sacho, forquilha e regador. Para poder garantir o sucesso do seu jardim de flores, certifique-se que tenha todos os utensílios de jardinagem necessários.

Preparação do solo

O sucesso de um jardim de flores também depende da sua preparação prévia, ou seja, para evitar ervas daninhas e outros intrusos no seu futuro jardim, o solo deve ser cuidadosamente limpo de todo o tipo de ervas, raízes e lixo. A terra deve ser bem remexida para, de seguida, incorporar-se um bom adubo no solo. Depois do adubo ser bem incorporado na terra, esta deve ser alisada por completo e regada. Para facilitar a plantação das flores, pode aproveitar o solo liso para “desenhar”, com recurso a um pau, o layout do seu jardim, ou seja, a forma como quer dispor as diferentes flores. Saiba, por exemplo, que as plantas mais altas devem ser colocadas na parte de trás do jardim, as médias ao meio e as mais pequenas ou rastejantes, na parte da frente do jardim. Delimitar o jardim com pedras ou outros objetos não torna apenas o jardim mais apelativo e bonito, como previne que a terra do seu jardim escorra sempre que chover. Para além disso, criar uma borda para o jardim também evita que este seja “atacado” por ervas daninhas que possam vir de outras zonas do terreno.

Plantar as flores

Escolhidas as flores e preparado o terreno, se optou por plantar as flores com recurso a sementes, deve seguir as instruções de plantação na embalagem das mesmas. Se optou por plantas envasadas/estacas, deve começar por fazer um buraco no solo que seja duas vezes maior que o vaso em que a flor se encontra e cerca de 6 ou 7 centímetros mais profundo do que o vaso. No fundo do buraco coloque uma camada de cerca de 6 ou 7 centímetros de compostagem ou adubo, o que ajudará a alimentar as flores nas primeiras semanas. Encha o buraco com água e espere que a terra a absorva, depois coloque a flor dentro do mesmo. Volte a encher o buraco com água e comece a cobri-lo com terra até chegar ao topo do buraco. Repita para todas as flores que plantar e, no final, regue todo o jardim e admire o seu trabalho!

Manutenção e dedicação

A limpeza e rega diária, a par com a atenção a eventuais doenças, são as principais preocupações de quem quer manter o seu jardim de flores vibrante, colorido e perfumado. Para além disso, outra boa dica para assegurar um jardim florido a longo prazo consiste em observá-lo, ou seja, tomar notas relativamente às horas de sol ou falta delas, se existiram problemas com pragas ou doenças, se as flores deviam ou não ser removidas para outro local. Se pretender alargar o jardim e incluir novos tipos de flores, também pode estudar quais as flores que melhor combinam com aquelas que já tem, tanto em termos visuais, como em termos de crescimento.

http://omeujardim.com/artigos/como-plantar-jardim-flores

Detonamento do Projeto no Centro de Convivência do Bairro Esplanada






2 comentários:

  1. Parabéns pelo belo jardim! Além de decorativo,apresenta alternativa sustentável porque recicla pneus e ainda previne proliferação de mosquitos, comuns neste tipo de material normalmente descartado de modo inapropriado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marilde! A intenção é, de fato, promover a sustentabilidade, e embelezar os espaços. Obrigada pela participação!

      Excluir